Situação do rio dos Sinos segue em alerta e autoridades pedem uso racional da água

Bancos de areia já podem ser vistos em diferentes pontos do rio

Foto: Prefeitura de São Loepoldo / Divulgação

A falta de chuvas em solo gaúcho segue preocupando as autoridades responsáveis pela captação e tratamento de água para a população. Um dos rios afetados pela estiagem é o rio dos Sinos que segue em alerta devido ao baixo nível. Bancos de areia podem ser vistos em diferentes pontos do curso d’água. De acordo com o Serviço de Água e Esgotos de São Leopoldo (Semae), o nível do rio atingiu 1,40m nessa quarta-feira.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, esteve ontem em um local do rio dos Sinos onde se formou um banco de areia devido ao baixo nível do curso d’água. O chefe do executivo municipal chamou atenção para a responsabilidade de cada cidadão e cidadã sobre a conscientização para o uso racional da água.

“Estamos aqui para apresentar para comunidade a situação dramática que estamos enfrentando, mesmo com a chuva que ocorreu no final de semana o nível segue baixo. Com os investimentos do Semae, não estamos passando por problemas na captação de água como ocorreu em outros anos. Por isso faço um apelo para que as pessoas façam o uso racional da água. A população e pequenas atitudes fazem grande diferença para evitar o desperdício, como não lavar calçadas com mangueira, reaproveitar a água da máquina de lavar, verificar e corrigir quaisquer vazamentos e lavar o carro com baldes são atitudes que ajudam muito”, frisou.

No início do ano, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos (Comitê Sinos) determinou a suspensão da retirada de água por parte de agricultores. O secretário de Meio Ambiente de São Leopoldo, Anderson Etter, falou sobre o processo de licenciamento ambiental que está em análise na Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) para iniciar a extração de areia nessa parte do rio e sobre a prioridade para o uso da água como forma de abastecimento humano. “É de responsabilidade do Governo do Estado conceder o licenciamento ambiental para a extração dessa areia como forma de melhorar o volume de água”, afirmou.