Porto Alegre: ampliado o número de viagens para linhas de ônibus que atendem bairros da zona Sul

Reforço será em dias úteis no turno da noite nas linhas 267.1 Lami/Varejão e 267.2 Lami

Foto: Alex Rocha/PMPA

Duas linhas de ônibus que circulam do Centro Histórico em direção ao bairro Lami, na zona Sul de Porto Alegre, irão receber acréscimo no número de viagens durante a noite a partir desta segunda-feira. Conforme a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbanas, a linha 267.1 Lami/Varejão (via Edgar Pires de Castro) ganhará mais três viagens por dia, passando de 24 para 27. Já a 267.2 Lami (Beco da Vitória) irá receber mais duas, passando de 18 para 20. A medida será válida para dias úteis.

Em entrevista ao Bom Dia, da Rádio Guaíba, o titular da pasta, Adão de Castro Junior, detalhou que o aumento na oferta de coletivos está entre as melhorias previstas no plano para qualificar o serviço para os usuários. “Nós estamos reformando os terminais de ônibus, colocando novas paradas. Ou seja, há um incremento de qualidade bastante grande e nós queremos ampliar isto também ao longo de 2023”, disse o secretário, que também aproveitou para lembrar que diferentemente de anos anteriores, a prefeitura optou por não adotar tabela de verão em 2023.

Além do incremento nas viagens previsto para esta segunda, a viagem das 4h15 bairro/terminal que era feita pela Alimentadora A69 Canta Galo/ Lami/ Belém Novo passará a ser realizada pela linha 267.1, às 4h50, até o Centro.

Outra alteração no transporte em dias úteis está prevista para a linha 492 – o horário das 8h02, no sentido bairro/centro, passará a ser realizada pela 4921 Petrópolis/Vila Margarita, indo até a rua Irmão Inocêncio Luís. Além dessas ampliações, nos sábados a linha A991 – Quirinas / Passo da Batalha terá seu último horário das 22h30min alterado para 22h40min.

Ar-condicionado

Embora a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) tenha intensificado a fiscalização em garagens e terminais em relação ao funcionamento do ar-condicionado, 1/4 da frota de ônibus equipada com o serviço em Porto Alegre ainda circula com o sistema de refrigeração desligado.

Sobre isso, o secretário Adão de Castro Junior destacou que as empresas ainda estão se adequando. “Nós demos um prazo para as empresas, elas estão se adequando, para que possam colocar esses veículos em funcionamento. Os veículos que tem ar-condicionado, mas não estão com ele em funcionamento, não estão sendo remunerados de acordo com nosso coeficiente de consumo, haja vista que o equipamento está desligado”.

Castro também salientou que até meados de abril mais 60 ônibus com ar-condicionado devem reforçar a frota. A partir de fevereiro, veículos equipados com o serviço serão multados se não ligarem o dispositivo.

De acordo com o balanço mais recente emitido pela prefeitura, dos 690 veículos com refrigeração, cerca de 520 circularam, nesta semana, com o sistema operando – cerca de 70 a mais do que o registrado na semana anterior. O montante representa 75% da frota que conta com o serviço. Dos 1.337 coletivos da capital, 51,61% possuem ar condicionado.

De acordo com a legislação, veículos que possuem refrigeração devem circular com temperatura a partir de 24 graus. Em caso de não cumprimento da determinação, os usuários podem registrar reclamação via 118. O custo mensal do município para manter o ar-condicionado operando nos veículos é de R$ 826 mil.