A chuva esperada após o calor intenso desta sexta-feira durou menos que 30 minutos, mas o suficiente para causar alagamentos em Porto Alegre. A zona Norte apresentou o maior número de acúmulos de água, que chegaram a cobrir totalmente o asfalto em ruas como Marques do Alegrete, Dona Sebastiana e Onze de Agosto, no bairro São João. A região já é conhecida pelos problemas na rede de esgoto pluvial, que contribuem para os alagamentos, mesmo em chuvas de curta duração.
No Centro Histórico, onde os relógios de rua chegaram a apontar 35ºC, o vento se formou após trovoadas e continuou, com menos força, após a chuva cessar. A temperatura baixou para 25ºC, cerca de uma hora após as primeiras gotas caírem.
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), sete outros pontos da capital apresentaram acúmulo de água após as precipitações: entre a avenida Assis Brasil e a rua Emílio L. Esteves, entre as avenidas Benjamin Constant e Brasil, rua Voluntários da Pátria sob a Ponte do Guaíba, esquina entre as avenidas Carlos Gomes e Anita Garibaldi, entre rua Souza Reis e avenida Sertório, entre avenidas Leopoldo Brentano e A.J. Renner e na junção entre as avenidas Brasil e Ceará.