Rui Costa descarta demissão de Múcio na Fazenda: “não tem o menor cabimento”

Ministro da Casa Civil chamou de "fake news" publicação do deputado federal André Janones (Avante-MG)

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira, que não há o “menor cabimento” na hipótese de demissão do ministro da Defesa, José Múcio. Ele chamou de “fake news” a publicação do deputado federal André Janones (Avante-MG), no Twitter, sobre uma possível saída de Múcio do cargo, e disse já ter agendas marcadas com o titular da Defesa na semana que vem.

“Não tem o menor cabimento essa hipótese, isso é coisa de quem quer fazer guerra política e fragilizar o ministro, não existe isso. O ministro estava comigo ontem até 22h30min aqui no Palácio. Já fiz várias agendas com ele para esta semana e para a semana que vem. Isso é fake news”, declarou Costa.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de o governo estender a intervenção na segurança pública do Distrito Federal para além de 31 de janeiro, Rui Costa evitou responder de forma direta e brincou: “Cada dia com sua agonia”. Em caso de intervenção nos Estados, a Constituição não pode ser emendada, o que, em tese, pode atrasar a agenda econômica.

A intervenção na segurança pública do DF vigora desde domingo após extremistas invadirem os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Costa afirmou também que o governo federal vai realizar no Palácio do Planalto rotinas periódicas de treinamento de pessoal para garantir a segurança. Hoje, houve reforço do Batalhão da Guarda Presidencial, ligado ao Exército, e da Força Nacional na sede do Executivo durante a solenidade de posse das ministras Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Anielle Franco (Igualdade Racial). Além disso, a Esplanada ficou fechada para reduzir a circulação de pessoas e evitar a entrada de veículos, em meio a novas convocações de atos antidemocráticos pelo País.

“Nós vamos implementar rotinas de ensaios, do mesmo jeito que na indústria se faz ensaio contra incêndio, treinamento de evacuação, serão feitas rotinas periódicas de treinamento de pessoal e de garantia da lei e da ordem e da democracia”, declarou Costa.