Dino vai apresentar ‘pacote de propostas pela democracia’ ao Congresso

Ministro da Justiça disse que projetos de lei serão levados ao Senado e à Câmara logo após a volta do recesso parlamentar

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que vai apresentar um “pacote de propostas pela democracia” aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A declaração do ministro ocorre na esteira dos atos antidemocráticos e da vandalização das sedes dos três Poderes, no último domingo (8).

“Diante do crescimento de atos terroristas no Brasil, inclusive atingindo o Distrito Federal, o Ministério da Justiça vai ouvir especialistas e fazer consulta pública sobre propostas legislativas que fortaleçam a atuação institucional dos três Poderes”, comentou, acrescentando que as propostas serão apresentadas já no início dos trabalhos legislativos, em fevereiro.

Segundo o ministro, a Polícia Federal já lavrou 1.261 autos de prisão e apreensão desde o domingo (8). Outros mandados de prisão ainda devem acontecer nos próximos dias.

Vandalismo na Praça dos Três Poderes

Os atos antidemocráticos foram praticados na área central de Brasília por eleitores que não aceitam a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que os manifestantes subiram a rampa do Congresso Nacional e invadiram a parte superior do edifício, onde ficam as cúpulas do Senado e da Câmara dos Deputados, além do Salão Verde, localizado dentro do prédio.

Depois, o grupo invadiu o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, e o edifício do STF. No local, vidros foram quebrados, e objetos, destruídos nas dependências da Corte.