O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que vai apresentar um “pacote de propostas pela democracia” aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A declaração do ministro ocorre na esteira dos atos antidemocráticos e da vandalização das sedes dos três Poderes, no último domingo (8).
“Diante do crescimento de atos terroristas no Brasil, inclusive atingindo o Distrito Federal, o Ministério da Justiça vai ouvir especialistas e fazer consulta pública sobre propostas legislativas que fortaleçam a atuação institucional dos três Poderes”, comentou, acrescentando que as propostas serão apresentadas já no início dos trabalhos legislativos, em fevereiro.
Segundo o ministro, a Polícia Federal já lavrou 1.261 autos de prisão e apreensão desde o domingo (8). Outros mandados de prisão ainda devem acontecer nos próximos dias.
Os atos antidemocráticos foram praticados na área central de Brasília por eleitores que não aceitam a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que os manifestantes subiram a rampa do Congresso Nacional e invadiram a parte superior do edifício, onde ficam as cúpulas do Senado e da Câmara dos Deputados, além do Salão Verde, localizado dentro do prédio.