Eduardo Leite vai a Brasília nesta segunda para reunião com Lula e governadores sobre atos antidemocráticos

Governador do RS confirmou ontem o envio de 73 policiais do Batalhão de Choque ao Distrito Federal para dar apoio a ação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), embarca para Brasília nesta segunda-feira para participar de uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e demais governadores de Estado. Na pauta do encontro estarão os desdobramentos dos atos antidemocráticos praticados por vândalos nesse domingo, nas sedes dos três poderes da República – o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF).

No encontro, com previsão de início para as 18h, também será debatido o envio de policiais militares gaúchos para a Capital Federal. Nesse domingo, durante live, o Leite anunciou a ida de 73 policiais do Batalhão de Choque ao Distrito Federal para dar apoio as ações.

“Nos faltam palavras para adjetivar o que vimos neste Domingo. Algo absurdamente lamentável, que precisa ser rechaçado e repudiado, e ao que é preciso ser dado consequência a todos os criminosos que agiram em Brasília atacando as instituições e a nossa democracia”, enfatizou.

Ainda segundo Leite, reuniões com órgãos de segurança pública do RS devem ser realizadas ao longo da semana.

Agenda presidencial

Além do encontro com o Fórum de Governadores, o presidente Lula se reúne nesta manhã com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, para tratar sobre os ataques às sedes dos três poderes.

Além deste compromisso, o petista também tem conversas marcadas, por telefone, para esta segunda com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e com o ex-presidente dos Estados Unidos, Bil Clinton. Contudo, de acordo com a agenda disponível no site do governo federal, as pautas destas ligações, agendadas para o turno da tarde, não foram divulgadas.