Manifestantes que invadiram o Superior Tribunal Federal (STF), neste domingo, arrancaram e roubaram a porta do armário onde fica a toga do ministro Alexandre de Moraes. Em um vídeo que circula nas redes sociais, um homem segura a porta e desafia: “vem buscar sua porta, Alexandre”.
Os vândalos também quebraram vidraças, cadeiras e objetos no plenário da Corte. Além do STF, também foram invadidos o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. O grupo não aceita o resultado das eleições, que deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e defendem um golpe de Estado.
A reportagem apurou que a presidente do STF, ministra Rosa Weber, está em contato com o Governo do Distrito Federal para solucionar a invasão. Pelas redes sociais, autoridades e chefes de Poderes repudiaram as manifestações.
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou ter falado por telefone com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que teria informado que “que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação.”
“Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, alem da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência”, completou Pacheco.