Com o lema “não te julgo, te ajudo”, o projeto Help realizou neste sábado (7), em Porto Alegre, uma ação de conscientização quanto à depressão, ansiedade e outras doenças. Os voluntários mobilizaram os passageiros da Trensurb que passavam pela Estação Mercado, no Centro Histórico, por meio de atividades educativas.
A proposta incluía um espaço chamado de “cantinho do desabafo”, que colocava pessoas à disposição de quem queria abrir o coração, e a distribuição de cartas com mensagens de motivação. Outra dinâmica foi a do abraço, que proporcionou acolhimento a todos os que passaram no saguão do terminal metroviário.
“A intenção é ajudar pessoas com complexo de inferioridade, que acham que a vida delas já não tem mais jeito. Abordamos a saúde mental. Um dia, nós, os voluntários do projeto, já tivemos neste lugar. Todos nós já passamos por problemas do tipo”, conta Fabiana Martens, uma das líderes da iniciativa no Rio Grande do Sul.
O projeto Help também atua nas ruas, escolas e em locais onde há histórico de suicídio. “Nós temos voluntários em uma central, que funciona 24 horas por dia, com pessoas preparadas para uma escuta pacificada. Quem entrar em contato vai encontrar uma pessoa capaz de entendê-la e orientá-la”, ressalta a voluntária.
A iniciativa começou em 2017. Atualmente, o Help tem mais de cinco mil voluntários em todo o país. As atividades do projeto incluem palestras com foco na valorização da vida e campanhas de prevenção dos problemas relacionados à saúde mental. É possível contatar o grupo pelo site ou nas redes sociais.