As montadoras produziram 2,3 milhões de veículos no ano passado, 5,4% acima do resultado alcançado no ano de 2021. O resultado, que engloba carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, foi divulgado nesta sexta-feira, 6, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O desempenho reflete a melhora no abastecimento de peças, principalmente componentes eletrônicos, durante o segundo semestre, quando as paradas nas fábricas, ainda que continuassem ocorrendo, tornaram-se menos longas e frequentes.
Somente em dezembro, conforme o balanço da Anfavea, a produção recuou 9,2% na comparação com o mesmo mês de 2021. Frente a novembro, houve recuo de 11,3%, em variação negativa também explicada pelas férias coletivas de fim de ano nas fábricas. Com a maior disponibilidade de veículos no mercado, a queda acumulada no ano ficou em 0,7%, contra 14,5% até junho, sendo que em dezembro as vendas subiram 6,3%.
No total, 216,9 mil veículos foram comercializados no mês passado, o maior volume mensal dos últimos dois anos. Contra dezembro de 2021, a alta foi de 4,8%. O levantamento da Anfavea mostra ainda que as montadoras fecharam 2,1 mil vagas de trabalho em dezembro, encerrando o ano passado com 102,4 mil pessoas empregadas. De janeiro a dezembro de 2022, 1,4 mil postos foram criados no setor.