A Operação Verão desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CRBMRS) contará com reforço no efetivo a partir da próxima segunda-feira (9). Serão 127 novos guarda-vidas civis, sendo que 32 deles irão atuar em balneários espalhados pelo interior do Estado. De acordo com o chefe da Operação Verão do CBMRS, tenente-coronel Isandré Antunes, a maior demanda de salvamento está no interior e, por isso, existe a necessidade de ampliar o efetivo.
Os outros 95 guarda-vidas civis serão deslocados para ações de prevenção e salvamento no litoral gaúcho, sendo distribuídos em 12 praias. Atualmente, a Operação Verão conta 837 guarda-vidas em atividade. “Com esse incremento iremos conseguir atender a população com qualidade”, afirma Antunes.
Balanço parcial
Até o momento, 20 pessoas perderam a vida nas águas do Rio Grande do Sul desde o início da Operação Verão, no mês passado. Do total, 19 afogamentos aconteceram em água doce e um em água salgada. Houve ainda 138 resgates e salvamentos. Mais de 51 mil ações preventivas já foram executadas e 449 crianças foram encontradas, pois haviam se perdido dos pais. A orientação é que as famílias fiquem atentas, principalmente perto da água para evitar acidentes.
Em relação a lesões envolvendo águas-vivas, o Corpo de Bombeiros contabiliza 3.743 até o último balanço divulgado na noite dessa quinta-feira.