Presidente da Petrobras renuncia e abre espaço para indicado de Lula

O encerramento do mandato de Caio Mário Paes de Andrade foi formalizado em reunião do conselho da estatal nesta quarta (4)

Caio Mário Paes de Andrade renuncia à presidência da Petrobras. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O presidente da Petrobras, Caio Mário Paes de Andrade, renunciou oficialmente ao mandato nesta quarta-feira (4), em reunião do Conselho de Administração da estatal. A renúncia abre espaço para que o senador Jean Paul Prates (PT-RN), indicado ao cargo pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assuma os trabalhos.

Andrade também renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da companhia. Por enquanto, o diretor executivo de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen, ficará como presidente interino da Petrobras. Ele é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em engenharia de petróleo pela Petrobras. Atua na companhia há 35 anos.

A renúncia de Andrade vem um dia depois da estatal receber um ofício do Ministério das Minas e Energia informando a indicação de Prates para o cargo de presidente e de membro do Conselho de Administração. O parlamentar era o principal cotado para assumir o comando da Petrobras e participou do grupo técnico de Minas e Energia da equipe de transição do governo Lula.

A documentação foi encaminhada à Casa Civil para análise e, após retornar para o Ministério das Minas e Energia, será enviada à Petrobras. Depois, a indicação será submetida ao processo de governança interna, “observada a Política de Indicação de Membros da Alta Administração, para a análise dos requisitos legais e de gestão e integridade e posterior manifestação do Comitê de Elegibilidade”, detalha a Petrobras.