O Banco de Sangue do Hospital Universitário de Canoas alertou para a baixa nos estoques e apelou por mais doadores, na virada de ano.
A enfermeira responsável pelo Núcleo de Hemoterapia do HU, Thainá Tasch, informou os tipos sanguíneos com menores estoques. “Caiu bastante o número de doadores nos últimos dias. Principalmente, os tipos sanguíneos O, positivo e negativo”, destacou.
Para doar, não há necessidade de agendamento. Basta comparecer ao hospital, localizado na avenida Farroupilha, 8001, no bairro São José, em Canoas, entre segunda e sexta-feira, das 8h às 17h.
O voluntário deve seguir algumas condições básicas para doar: ter entre 18 e 60 anos para a primeira vez, ou até 69 anos se já é doador; jovens de 16 a 18 anos, desde que possuam autorização do responsável; ter 50 quilos ou mais; estar bem alimentado; não ter ingerido álcool e/ou alimentos gordurosos nas últimas 12 horas; estar se sentindo bem, sem dores ou sintomas gripais e não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.
O banco de sangue do hospital também é responsável por abastecer os hospitais de Pronto Socorro de Canoas, Nossa Senhora das Graças e o hospital da Base Aérea de Canoas. Thainá Tasch também explicou o motivo da baixa nos estoques e lembrou a importância de doar.
“Como neste período do ano aumenta o movimento nas estradas e, consequentemente, ocorrem mais acidentes de trânsito, as doações de todos os tipos sanguíneos são bem-vindas para abastecermos nossos estoques”, salienta. A enfermeira lembra ainda que uma única doação pode salvar até quatro pacientes.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3478-8200.