Publicação destaca 50 alimentos e bebidas inovadores produzidos no estado

Diversidade de sabores e potencial empreendedor são foco de projeto do Sebrae RS

Crédito: Juan Link/Divulgação

Um hambúrguer vegano feito à base de pinhão com toques de araçá e butiá, um gin flavorizado com erva-mate, passando por uma rica variedade de espumantes, cervejas, cachaças, vinhos, azeites, cortes de carnes, queijos e embutidos. Esse é o perfil da publicação “Guia de Sabores Únicos do Rio Grande do Sul”. Lançada neste mês de dezembro, a publicação em formato físico e digital do Sebrae RS reúne 50 produtos – entre alimentos e bebidas – de 34 municípios do Estado que, além dos sabores únicos, trazem consigo boa parte da cultura, da diversidade e do DNA empreendedor gaúcho.

“É uma verdadeira vitrine que não somente reconhece e certifica a inovação e o valor agregado de empreendedores locais de pequeno porte, como ainda fortalece a cadeia produtiva regional e impulsiona os negócios, dando maior visibilidade e ampliando as vendas dos produtos das agroindústrias gaúchas”, explica o especialista de A&B do Sebrae RS e responsável pelo projeto, Roger Scherer Klafke. O lançamento oficial da publicação ocorreu na última quarta-feira (14/12), em evento realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

O material integra o projeto “Alimentos Brasileiros Diferenciados” desenvolvido nacionalmente pelo Sebrae e é resultado de um trabalho iniciado ainda no último trimestre de 2021 o qual pré-selecionou 373 produtos entre alimentos e bebidas de 107 potenciais empresas, entre pequenas indústrias, microempreendedores individuais (MEI), microempresa, empresas de pequeno porte ou produtor rural. Ao longo de 2022, uma segunda extensa etapa de avaliação considerando cinco critérios técnicos centrais – regionalidade, entusiasmo, diferenciação, organização e maturidade digital – culminou na seleção final dos 50 alimentos e bebidas destaques. Os produtos estão divididos em quatro grandes categorias: Colonial, Regional, Artesanal e Inovador.

– Tradicional Colonial – Alimentos processados ou bebidas fundados ou conservados na tradição, que expressam características culturais ou costumes de um povo, ou um saber-fazer específico, transmitidos de geração em geração.

– Típico Regional – Alimentos ou bebidas característicos, particulares, marcantes e que possuem caráter distintivo de determinado lugar ou região.

– Artesanal – Alimentos processados ou bebidas de origem vegetal e/ou animal, geralmente elaborados em pequena escala, com predominância de matérias-primas que os caracterizam oriundas de produção própria ou com origem determinada, resultantes de técnicas predominantemente manuais adotadas por indivíduo que detenha o domínio integral do processo produtivo.

Inovador – Bem ou serviço novo ou significativamente melhorado, criando um diferencial, neutralizando a concorrência e aumentando a produtividade.

A busca por inovação como estratégia de diferenciação de mercado não ocorre à toa. Dados do Sebrae indicam que 39% das empresas do setor de A&B que apostam em produtos e serviços diferenciados aumentam as suas chances de sobrevivência. E uma maneira eficiente para os pequenos negócios começarem um processo de inovação e diferenciação neste segmento é por meio da busca da certificação de seus produtos. “Ao realizar vendas para outros potenciais compradores, como, varejo e órgãos públicos, a exigência de processos estruturados e registros é ainda maior, o que exige processos de gestão estruturados”, conta Klafke.

Entre as participantes da iniciativa gaúcha, 78% apontaram a necessidade de promoção dos seus produtos em outros canais. O indicador vem acompanhado do fato que para 80% destes pequenos negócios, a venda ocorre diretamente para o consumidor final. “Trata-se de empresas de pequeno porte e que por natureza fazem parte de uma cadeia mais curta e menos burocrática em termos de processo de produção e comercialização, muitas vezes com acesso direto ao consumidor final”, explica Klafke.

RIQUEZA DE SABORES

Antes de chegar à boca do consumidor, o trabalho desenvolvido pelo Sebrae RS deu luz à relação existente entre a biodiversidade encontrada em diferentes regiões do Estado e a sua capacidade de extrair e produzir sabores únicos. Uma análise da riqueza do ramo alimentício das principais regiões gaúchas permitiu a identificação de diferentes perfis empreendedores. De forma geral, o setor predominante entre as empresas destacadas foi o de vinhos, espumantes e sucos de uva e, consequentemente, a região com mais destaque foi a Serra Gaúcha, seguida pela Região da Campanha com os derivados de carne e os premiados azeites.

VERSÃO DIGITAL: https://bit.ly/guiasaboresdors