Drive-thru de coleta de resíduos eletrônicos ocorre neste sábado no bairro Tristeza, em Porto Alegre

Atividade será realizada na Praça Comendador Souza Gomes, na avenida Wenceslau Escobar

Foto: Léo Contursi/DMLU/PMPA

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará, neste sábado, um drive-thru de coleta de resíduos eletrônicos e eletrodomésticos em Porto Alegre. A atividade será realizada, das 9h às 16h, na Praça Comendador Souza Gomes, na avenida Wenceslau Escobar, no bairro Tristeza. Todos os materiais eletrônicos podem ser descartados no local gratuitamente.

A ação tem o apoio da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e busca promover a destinação correta dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo e incentivar a logística reversa na região. A orientação para as pessoas que desejam descartar os resíduos é que verifiquem quais equipamentos não estão mais funcionando ou estão obsoletos em casa, recolher todos eles, desde fones de ouvidos a geladeiras, e levar até ao local.

Essa será a segunda edição do drive-thru. A primeira aconteceu na região da Praça Brigadeiro Sampaio, no Centro Histórico da Capital, onde foi arrecadada uma tonelada de resíduos.

Postos de Entrega de Resíduos Eletrônicos

A Equipe de Gestão e Educação Ambiental (Egea) do DMLU estará divulgando os endereços dos sete Postos de Entrega de Resíduos Eletrônicos (Pere) espalhados pela cidade e tirando dúvidas dos contribuintes sobre descarte correto. Para saber qual o Pere mais próximo de sua casa, clique aqui. Para acessar a lista de quais resíduos eletrônicos e eletrodomésticos podem ser entregues, clique aqui.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, destaca que este tipo de ação busca a conscientização das pessoas. “Queremos mostrar à população que cada resíduo precisa ter o destino certo. Só assim, numa parceria entre o Poder Público e contribuintes, é que teremos uma cidade mais sustentável, limpa e agradável de se viver”, destaca.

Com o descarte correto, é possível diminuir o risco da poluição e emissão de gases danosos que afetam os rios, mares e vias. Além disso, esse processo da logística reversa produz também impacto positivo na economia, com potencial de gerar mais de 10 mil oportunidades de emprego e movimentar mais de R$ 700 milhões no mercado, segundo o governo federal.

Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados:

– Celulares
– Fone de ouvidos
– Geladeiras
– Baterias
– Televisores
– Secadores
– Batedeiras
– Fogões
– Micro-ondas