Terceirizada que presta serviços a órgãos públicos garante pagamento de salários atrasados nesta quinta

Sindicato não descarta orientar paralisações caso promessa não seja cumprida

Em audiência mediada, no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, a empresa terceirizada Alô Teleatendimento, que presta serviços de telemarketing para órgãos públicos, garantiu o pagamento dos salários atrasados até o fim dessa quinta-feira. Além disso, assegurou que os atrasos do Vale Refeição e a primeira parcela do 13° salário serão quitados até terça, 20 de dezembro.

O Sintrael-RS, que defende os direitos dos trabalhadores em telemarketing, protocolou no TRT4 o pedido de mediação a fim de tentar solucionar o impasse.

O sindicato cogitou orientar os trabalhadores a cruzar os braços em caso de mediação frustrada. Uma eventual paralisação tinha potencial de afetar serviços municipais atendidos pelo canal 156, como Samu, EPTC, Dmae e Defesa Civil. De acordo com o Sintrael, a greve não está descartada, caso a empresa não cumpra com o compromisso assumido.

De acordo com a ata da mediação, a Alô informou que “depende de recursos públicos” e que vêm ocorrendo atrasos pontuais nos repasses. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse, em nota, que precisou aplicar sanções administrativas e multas à empresa “em razão de atraso de pagamento de salários, falta de colaborador para suprir ausência e atrasos nas obrigações”.

O sindicato, em nota, lamenta o segundo ano consecutivo de atrasos no pagamento do 13º, pelo qual também buscou a Justiça em 2021.

A SMS ressalta ainda que “neste momento” todos os pagamento seguem em dia com a empresa Alô, e revela que está sendo conduzido novo processo licitatório, uma vez que o contrato com a empresa vai até maio de 2023.

*Com informações do Correio do Povo