As vendas no varejo subiram 1,1% em novembro, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo período do ano anterior, fruto do resultado alcançado com a Black Friday. O resultado faz parte do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que acompanha varejistas credenciados à empresa. Em termos nominais, o ICVA apresentou alta de 10,3% em novembro. O índice é apurado junto a 1,1 milhão de varejistas no país credenciados à companhia e distribuídos por 18 setores.
A alta vem após avanço de 1% em outubro e de 0,3% em setembro, mostra comunicado da Cielo. Novembro marcou o décimo terceiro avanço seguido do indicador na base anual. “O mês foi ajudado pela Black Friday, quando varejistas fizeram promoções e os consumidores anteciparam compras. Do início do mês até a véspera da data comemorativa, houve um crescimento de 15,6% ante o período comparável do ano anterior”, disse Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo, no comunicado.