O comércio gaúcho terá o melhor Natal dos últimos três anos em volume de vendas neste 2022. A estimativa é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, que projeta um incremento de até 10% na comparação com 2021 e movimente, no setor, cerca de R$ 5,4 bilhões.
“Contribuem para essa boa expectativa fatores como a normalização da circulação dos consumidores nas lojas, a evolução dos indicadores de empregos, com mais pessoas trabalhando e obtendo renda, o pagamento do 13º salário para funcionários públicos e da iniciativa privada e a desaceleração da inflação, que deve fechar 2022 abaixo de 6,5%”, avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
A expectativa é que o valor médio dos presentes no Natal deva ficar na casa dos R$ 180,00. Os produtos mais procurados devem ser aqueles que tradicionalmente são buscados pelos consumidores, como roupas, calçados, produtos de beleza e perfumaria para os adultos e brinquedos para as crianças. Hiper e supermercados também devem ter bom movimento, em função das celebrações familiares.