Novo ponto de parada do catamarã começa a funcionar no Parque Pontal, em Porto Alegre

Investimento no local foi de cerca de R$ 500 mil, segundo a CatSul

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Começaram nesta sexta-feira as operações para passageiros no Pier Pontal, novo ponto de parada do catamarã, junto ao Parque Pontal, na zona Sul de Porto Alegre. O local substitui o antigo ponto junto ao BarraShoppingSul, que havia sido lançado em 2014. Considerada mais segura do que o espaço anterior pela administração da CatSul, empresa prestadora do serviço, já que esta sofreu com diversos roubos de fios, a nova parada também tem mais opções de conforto, como ar-condicionado, além de uma bela vista do Guaíba e do Parque Pontal, igualmente recém-inaugurado.

“Nossa expectativa é que esta parada traga também mais passageiros de Guaíba. Futuramente, também faremos uma ligação do Pontal até o Cais Embarcadero, o que também servirá como uma rota turística”, afirma o coordenador administrativo da CatSul, Marco Antônio Martins, que esteve durante todo o dia supervisionando as chegadas e partidas do local. O novo ponto do transporte hidroviário fica exatamente no meio da rota entre as áreas centrais de Porto Alegre e do município vizinho de Guaíba.

A construção do espaço levou cerca de dois meses, e o investimento foi por volta de R$ 550 mil. Segundo Marco, como o local em questão abrigava um porto para navios, uma das maiores dificuldades foi mesmo adequar as estruturas que haviam embaixo d’água para o catamarã. Os horários de saídas e chegadas dos terminais permanecem os mesmos, assim como os preços. Junto com o início da operação no Pier Pontal, a CatSul lançou também a possibilidade de pagamentos com Pix e cartão TEU nas catracas.

Embora o sistema já estivesse funcional, ainda carecia ontem de alguns ajustes no novo ponto de parada. Entre os viajantes que aguardavam para embarcar no Pontal, houve elogios unânimes. O instalador de piscinas Welington Gonçalves, morador do Cristal, disse que a nova parada ficava um pouco mais longe de sua casa. “Há seis anos sou usuário do catamarã. Aqui é mesmo muito bonito e, sem dúvida, mais confortável”, comentou ele.

Já o enfermeiro Léo Nunes, que mora no bairro Guarujá, faz todos os dias a rota até Guaíba. “Para as pessoas que trabalham na cidade vizinha, é mesmo muito bom. Acho que há um grande ganho”, disse. Além do novo ponto em si de embarque e desembarque, ainda há a expectativa do Pontal Shopping, empreendimento que deve ser aberto em abril de 2023, e já está 95% pronto. Atualmente, cerca de 1,5 mil pessoas circulam pelo catamarã por dia, cerca de 60% do movimento regular registrado antes da pandemia de Covid-19.