Nova Farmácia de Medicamentos Especiais inaugura em dezembro em Porto Alegre

Gestão do espaço passa a ser da Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Guilherme Almeida/CP

Ocorre no próximo dia 12 de dezembro a mudança da Farmácia de Medicamentos Especiais (FME) do atual endereço, na esquina da avenida Borges de Medeiros com rua Riachuelo, no Centro Histórico de Porto Alegre, em um edifício que pertence à União, para a avenida Azenha, 295.

De acordo com o governo do Estado, a alteração, ao custo de R$ 973 mil, era prevista para o dia 1º, mas em razão de questões logísticas e administrativas, teve de ser adiada. A medida também marca a troca de gestão do espaço, da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para a Municipal da Capital (SMS).

Outra mudança é na capacidade de atendimento. Em vez dos quatro guichês no prédio da Borges, o edifício da Azenha vai contar com dez, e a área de espera comporta 60 lugares. O espaço, de acordo com o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, também é acessível para quem anda de ônibus.

A Farmácia de Medicamentos Especiais, que distribuía mensalmente remédios para doenças como artrite, Alzheimer e asma a 24 mil moradores de Porto Alegre era, até então, a única do tipo ainda administrada pela Secretaria Estadual. “A gestão municipal já era aplicada em Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo, entre outras cidades”, comenta Sparta. Nesses locais, os medicamentos adquiridos pelo Estado são distribuídos aos usuários do SUS nas farmácias da rede municipal.

Ainda que a administração mude de mãos, o governo do Estado vai seguir repassando os estoques. Já a Farmácia Digital, na qual os usuários podem agendar a retirada de medicamentos da FME, continua. No site farmaciadigital.rs.gov.br, é possível consultar os medicamentos disponibilizados pelo SUS cuja responsabilidade é do Estado.