Parque do Pontal é aberto ao público em Porto Alegre com pier que avança sobre o Guaíba

Local conta com 700 metros revitalizados de orla

Foto: Ricardo Giusti/CP

Com uma nova e ímpar vista para o Guaíba, o Parque Pontal abriu ao público, oficialmente, ao meio-dia deste sábado, na avenida Padre Cacique, em Porto Alegre. Instalado na área que pertencia ao antigo Estaleiro Só, na zona Sul o empreendimento da SVB Par, Melnick e Leroy Merlin conta com uma área total de 29 mil metros quadrados de área verde e mais de 700 metros revitalizados de orla, sendo mantidas algumas prainhas como mais um elemento visual da natureza. Embora a área tenha sido doada à Prefeitura de Porto Alegre, os empreendedores ficarão responsáveis por dez anos pela manutenção e segurança do espaço nas 24 horas do dia.

O grande destaque fica por conta de um extenso pier que avança sobre as águas do Guaíba, dotado de bancos e que permite avistar inclusive ao longe a Usina do Gasômetro e mais de perto o bairro Assunção e a cidade de Guaíba. O espaço dispõe de mirantes que permitem apreciar as diversas paisagens.

Com 160 árvores e 100 arbustos, o Parque do Pontal conta com trilha interpretativa do Memorial do Estaleiro Só, bicicletário, estacionamento, oito estações de sanitários e lavatórios masculino e feminino com trocador infantil, espaços de fitness ao ar livre e de ginástica para a melhor idade com equipamentos de academia, playground infantil tema náutico, pistas para caminhada e um mini anfiteatro. Os cabeços de amarração dos navios, carinhosamente chamados de shreks, foram originalmente preservados, tal qual existiam na época do Estaleiro Só.

Em toda a extensão do Parque existem também passeios internos, gramados, bancos, escadas, rampas, corrimãos, guarda-corpos metálicos, lixeiras, iluminação e câmeras de segurança. Um monumento inter-religioso, com uma escultura com mais de 750 quilos, também chama a atenção. Um ponto fixo fica à disposição da Brigada Militar e da Guarda Municipal.

O projeto urbanístico e execução é assinado pelo arquiteto e urbanista Guilherme Takeda, segundo diretrizes emitidas pela Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SMAMUS).

ATRAÇÕES
Na programação de abertura, um passeio ciclístico com percurso de 15 quilômetros vai ser realizado a partir das 15h deste sábado, com largada e chegada no local. O evento promovido pela PedAlegre Clube de Ciclismo vai distribuir uma camiseta dry fit para os primeiros 300 participantes, que vão ainda concorrer ao sorteio de uma bicicleta e receberão água gelada e barras de cereais. Já no domingo está previsto um show com banda Los Compadres, às 17h no local.

O gerente de marketing da SVB Par, Dan Berger, frisou que a ideia é criar uma agenda regular de atividades relacionadas à promoção do esporte e cultura no local. “O objetivo é tornar o Parque Pontal um espaço onde porto-alegrenses e turistas possam curtir o dia, contemplar a natureza e ter momentos de lazer”, resumiu.

CATAMARÃ
A abertura do Parque do Pontal coincidiu ainda com a inauguração do Pier Pontal, da empresa CatSul. O novo cais do catamarã mede 50 metros quadrados de área útil e iluminação em led, bem como estrutura metálica e vidros. As operações no local terão início nos próximos dias, com previsão de 24 embarques e desembarques diários. O antigo atracadouro do catamarã, situado na avenida Diário de Notícias, em frente ao Barra Shopping Sul, vai ser então desativado.

“Estamos muito felizes em estar entregando mais um ponto de embarque e desembarque para os gaúchos, com mais conveniência e agilidade para o passageiro, unindo de forma mais próxima ainda Porto Alegre e Guaíba”, disse a diretora do grupo Ouro e Prata, Luana Fleck.

CERIMÔNIA
A cerimônia de abertura oficial do Parque do Pontal ocorreu na manhã deste sábado e contou com as presenças dos empreendedores, autoridades políticas e convidados, que fizeram uma visita por toda a área. A Banda Municipal de Porto Alegre animou a solenidade.

“É um reencontro do rio com a cidade. É um parque muito desejado pelos porto-alegrenses e só foi possível porque autorizamos o empreendimento”, declarou o prefeito Sebastião Melo. “Quase 50% desta área é destinada ao uso comum do povo”, lembrou, referindo-se ao local que vai ter futuramente também um shopping center, um hotel e um hub da saúde. “Espero que lá em março, no aniversário , possa ser dado mais um presente à cidade que é abrir os negócios, especialmente da gastronomia’, destacou.

“A revitalização da beira do Guaíba é uma política do município e não pode ser de um governo”, enfatizou o prefeito, recordando igualmente a geração de empregos. “É casar o desenvolvimento com sustentabilidade. Esses dois pilares fazem uma cidade melhor”, enfatizou.

Já o prefeito da cidade de Guaíba, Marcelo Maranata, ressaltou que o Parque Pontal, com a inauguração do novo pier do catamarã, vai encurtar as distâncias entre as duas cidades. “São dez minutos agora, é uma viagem mais rápida”, calculou. Ele disse que assim os guaibenses vão desfrutar as alegrias de Porto Alegre e os porto-alegrenses vão conhecer as belezas de Guaíba. O prefeito considerou o Parque Pontal como “um ambiente aberto, moderno e qualificado”.

O secretário da SMAMUS, Germano Bremm, assinalou que o novo espaço de lazer é o décimo parque urbano da capital. “É um grande diferencial que credencia a cidade para receber cada vez mais turistas, desenvolvimento e investimento. As pessoas querem conviver com a natureza, de estar no espaço público, de ter área verde, de ter qualidade do ar e da água”, avaliou.

“O ponto alto do parque é de fato esse pier que cria esse visual até então nunca visto da cidade, realmente vai ser o point da fotografia, da selfie”, sublinhou Germano Bremm, citando inclusive o turismo náutico. “Porto Alegre cada vez mais começa a se apropriar dessa condição”, completou o secretário. “O espaço resgata a história e cria uma bela conexão com o Guaíba. Quem ama nossa cidade vai se encantar”, assegurou.