A Black Friday 2022, que acontece nesta sexta-feira, 25, deve pegar carona na série de eventos que marcam o final deste ano, como a Copa do Mundo e o Natal, ajudando os lojistas gaúchos a incrementarem suas vendas. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) acredita que os consumidores buscam as lojas físicas para realizarem suas compras, com os clientes se utilizando dos canais digitais para pesquisar preços e negociar a aquisição dos produtos.
No que se refere as lojas físicas, é possível perceber que nos últimos anos elas estão aprimorando muito sua relação com os fabricantes e ganhando competitividade na comparação com os portais do comércio virtual.
“Desta forma, conseguiram fazer a diferença de preço entre venda online e presencial ser cada vez menor. Fatores como a garantia de balcão, as condições reais de verificar e testar o produto antes da compra, o serviço de instalação e montagem de equipamentos mais complexos e o atendimento personalizado são atrativos que também favorecem as lojas físicas”, aponta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Em todo o Brasil, a expectativa é de uma movimentação de quase R$ 4,21 bilhões na economia, mesclando os canais físico e digital, enquanto no Rio Grande do Sul pode chegar em R$ 750 milhões. Smartphones e aparelhos eletrônicos devem seguir ocupando os postos principais do ranking de produtos mais vendidos na Black Friday, vindo a seguir eletrodomésticos, vestuários, calçados e cosméticos.