A Pesquisa de Expectativas Black Friday 2022, da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), feita em todo o país, aponta uma estimativa de venda 6% superior ao da mesma data do ano passado. O levantamento, realizado entre os dias 3 e 11 de novembro, teve como objetivo entender as perspectivas do setor em relação a fluxo de visitantes, vendas e ticket médio para da promoção, que acontece até 27 deste mês.
O ticket médio esperado nos shoppings é de R$ 229,30. Já os descontos oferecidos variam na maioria dos shoppings entre 10% e 70%, com uma média de 41%. Entre as categorias mais procuradas, os produtos mais citados foram eletrônicos (78%), eletrodomésticos (67%) e vestuário (52%). Apesar do cenário otimista para a Black Friday, a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo em 24/11, dia em que se começa a contabilizar as vendas da data comemorativa, foi citada como um evento que pode limitar o consumo.
Diante do aumento contínuo na frequência de visitantes ao longo de 2022, a Abrasce estima que 112 mil trabalhadores temporários devam ser contratados nos shoppings neste quarto trimestre, período mais movimentado do ano, o que representa um incremento de 14% sobre o período anterior.