As empresas, instituições e organizações têm diversos desafios ao longo de sua história, e por isso, a cultura da inovação pode ser uma importante ferramenta para a retenção de talentos e criação de novas soluções adequadas às necessidades dos clientes, além de outros tantos benefícios. Este é um dos objetivos da metodologia usada para cultura organizacional desenvolvida pela Semente, consultoria de educação empreendedora que tem o propósito de promover a prosperidade por meio da inovação que valoriza a vida.
“Quando promovemos a cultura de inovação nas organizações, desenvolvemos um conjunto de hábitos, valores e atitudes que propiciam a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento de ideias vindas de diversas áreas, com intuito de mudar a forma como a empresa faz negócios, valorizando os seus colaboradores através do seu próprio aperfeiçoamento a de uma liderança servidora, otimizando recursos e gerando resultados, ou seja, é um processo muito positivo”, explica César Costa, sócio-diretor da Semente.
PROGRAMA DE INTRAEMPREENDEDORISMO
Um dos exemplos de organizações que decidiram levar essa sistemática ao contexto interno é o Senac-RS. Assim como diversas tendências apontam para o aumento do uso da tecnologia no ensino, houve a necessidade de se integrar nessa realidade e melhorar a experiência do consumidor como um todo. Com isso, a Semente passou a apoiar o desenvolvimento desse processo e apoiou a criação do ACELERA, programa de intraempreendedorismo para promover a cultura da inovação com mais de 500 pessoas envolvidas.
“Inicialmente, o projeto foi conduzido apenas com escolas e faculdades de Porto Alegre e região metropolitana e convidamos colaboradores para serem embaixadores e mentores do projeto”, diz César. Ao todo, foram 45 funcionários participantes com mais de 360 ideias submetidas para avaliação. Ao fim, 4 soluções foram colocadas em prática, são elas: Senac Carreiras, Gente Digital, Chat do novo canal de vendas e Simplifica Matrícula, gerando aumento de eficiência em processos internos e melhor experiência para o usuário final, o aluno.
Outro exemplo de organização que garantiu a evolução da sua cultura de inovação é a Sicredi Pioneira, também do Rio Grande do Sul. O sistema de cooperativas Sicredi é representado por mais de 2 mil agências distribuídas em 23 estados e no Distrito Federal. Em termos de inovação, a Sicredi Pioneira já possuía diversas ações antes da parceria com a Semente, mas sentiam falta de um melhor direcionamento estratégico que amarrasse suas diversas iniciativas. A partir do projeto, que apoiou a cooperativa na estruturação de sua tese de inovação e governança da inovação (entre muitos outros pontos), foi realizado um hackathon com mais de 60 participantes para inovações voltadas ao Core, 10 projetos desenvolvidos, e 4 escolhidos para serem implementados.
“Neste caso, nós ajudamos a focar em resultados tangíveis em um diagnóstico de maturidade de inovação que leu a cooperativa desde a agência até a alta liderança, para analisar os principais gargalos e fortalezas da cooperativa e, posteriormente, estruturação de tese com os importantes aperfeiçoamentos a serem feitos. Ainda foram formados grupos de trabalho que, com auxílio de metodologias ágeis e da própria Semente, desenvolveram um novo formato de governança da inovação interno” finaliza César.