O número de pessoas com dívidas em atraso no Brasil voltou a bater recorde pelo nono mês consecutivo e chegando a 68,3 milhões de pessoas. Os dados foram divulgados pela Serasa Experian em coletiva virtual de imprensa e representa uma alta de 420 mil pessoas em setembro em relação ao mês imediatamente anterior. Segundo a instituição, o cartão de crédito segue sendo o principal motor das dívidas entre os inadimplentes.
As dívidas de cartão de crédito impactam 53% dos brasileiros endividados, e a grande maioria delas, 65%, é realizada em supermercados, com compras de alimentos. Na sequência, 48% das pessoas relatam dívidas com compra de produtos como roupas, calçados e eletrodomésticos, e outros 41% têm dívidas com remédios ou tratamentos médicos.
Outras razões apontadas no levantamento da Serasa são as compras de alimentos por delivery e os gastos com transportes e combustíveis, ambos presentes em 22% das respostas. Por outro lado, o estudo revela que as contas básicas – como água, gás e luz – tiveram queda entre as principais dívidas no mês de setembro, em relação ao mesmo período do ano passado, e representam 19% das dívidas, enquanto em setembro de 2021 esse número era de 32%.