A retomada do crescimento do mercado da construção civil no Rio Grande do Sul vai permitir o incremento de projetos residenciais e comerciais. A Porto5, com sede em Pelotas, planeja investir no lançamento de 40 empreendimentos nos próximos três anos.
Jovem incorporadora gaúcha, a Porto5 nasce em terras brasileiras, em 2012, com a visão do empresário Rafael Nascimento, que trouxe para o Brasil todo o conhecimento adquirido, em parceria com outras duas construtoras do norte de Portugal. Depois de uma década de operação no país, são 35 lançamentos, sendo 17 empreendimentos entregues e 18 em execução, com base em três pilares de trabalho: velocidade na execução, qualidade e preço justo.
Conforme Nascimento, até 2020 a construtora já contabilizava R$ 1,5 bilhão de negócios feitos, sem recorrer ao sistema financeiro, usando somente capitais próprios em oito anos de atuação. No ano passado, enquanto a média de crescimento da indústria no estado foi de 13,3%, a Porto5 chegou a 31%.
“Nosso processo de expansão está voltado para o litoral de Santa Catarina, fundamentalmente, o Vale do Itajaí, e essa região mais ao Sul, de Florianópolis, São José e Palhoça. São as regiões preferenciais de expansão da empresa em Santa Catarina. Entretanto, queremos crescer no Rio Grande do Sul, especialmente na serra gaúcha onde já lançamos um empreendimento”, comenta Rafael Nascimento, sócio proprietário da Porto5.