Lygia Bojunga ganha homenagem durante a 68ª Feira do Livro de Porto Alegre neste sábado, dia 12 de novembro. Serão promovidas duas atividades sobre a obra da premiada escritora gaúcha, ambas na sala Sala Moacyr Scliar.
Às 15h30min, o trabalho “A escrita de Lygia Bojunga: os objetos e seus deslocamentos”, vai ser apresentado pelas escritoras Ninfa Parreiras, do Rio de Janeiro, e Ângela Hofmann, do Rio Grande do Sul. No encontro, serão abordadas cinco obras de Lygia: “Os Colegas”, “Angélica”, “A Bolsa Amarela”, “A Casa da Madrinha” e “O Sofá Estampado”.
Às 17h, o Sarau dos 23 livros de Lygia Bojunga marca os 50 anos de lançamento de “Os colegas”, primeira obra da escritora. O público pode participar lendo trechos das obras de Lygia.
Lygia Bojunga
A escritora Lygia Bojunga, de 90 anos, completados esta ano, é um dos maiores nomes da literatura brasileira e mundial. Natural de Pelotas-RS, é autora de 23 livros, já traduzidos em vários idiomas. Foi a primeira pessoa fora do eixo Europa-Estados Unidos a ganhar o “Hans Christian Andersen”, considerado o Nobel da literatura para crianças e jovens. Livros como “A Bolsa Amarela” marcaram gerações de crianças.
Lançado neste ano pela editora Rebuliço, o livro “A Mulher Que Mora nos Livros”, da pesquisadora Ana Letícia Leal, trata da obra de Lygia.