A sessão plenária e a reunião do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa, previstas para ocorrer nesta terça-feira, foram canceladas por conta da morte do ex-deputado estadual e federal Francisco Appio (PP), conforme regimento interno da Casa. Natural de Lagoa Vermelha, o ex-parlamentar perdeu a vida em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) nesta segunda.
As cerimônias de despedidas ocorrem nesta terça, em Vacaria, cidade na qual Appio concorreu a prefeitura em duas oportunidades.
A sessão desta terça, que marcaria a volta dos trabalhos presenciais em plenário após as eleições, previa a votação de quatro projetos, sendo três de autoria do Poder Executivo e a PEC 274, que tem como autor o deputado Eric Lins (PL), que irá permitir, em caso de aprovação nos dois turnos, negociação entre municípios e Estado para abrir uma possibilidade de divisão de séries que cada uma das partes poderá ficar responsável.
Entre o final de julho e o início de agosto quando a proposição começou a ser discutida, o CPERS/Sindicato, que representa os professores e servidores de escolas estaduais, se posicionou de forma contrária. No entendimento da entidade, a matéria faz com que deixe de ser obrigatória a oferta do ensino fundamental e do ciclo completo, “abrindo caminho para as municipalizações e a compra de vagas no ensino fundamental em escolas privadas”.
Por conta do cancelamento da sessão, os trabalhos em plenário serão retomados na próxima terça-feira, dia 8 de outubro.