Brasileiros estão votando em Porto, em Portugal, e em Milão, na Itália, desde às 6h30 deste domingo (30), horário de Brasília. Segundo imagens divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), as eleições brasileiras nos respectivos países ocorre com tranquilidade, mas há fila nas cidades nos dois países.
O TRE-DF anunciou, às 3h de Brasília, o fim da votação na Austrália, que teve 22 seções eleitorais. Brasileiros votaram, no país, nas cidades de Camberra, Sydney, Melbourne, Perth e Brisbane. “A chefe da Zona Eleitoral do Exterior, Juliana Bandeira, informou que a votação fluiu com tranquilidade”, informou o Tribunal por nota.
Pouco antes, à 1h de Brasília, o TRE-DF divulgou informações sobre o fim das votações em Wellington, capital da Nova Zelândia. Funcionários do Itamaraty imprimiram a zerésima no país às 15h, e a votação começou às 16h. De acordo com Juliana Bandeira, “o fluxo da votação transcorreu com tranquilidade, sem filas”.
Na Nova Zelândia, uma das urnas eletrônicas apresentou problemas e não funcionou. O problema ocorreu antes do início da votação. Os funcionários substituíram o equipamento por uma urna de lona. As votações também já terminaram no Japão e na Coréia do Sul.
De acordo com o presidente do TRE-DF, Roberval Belinati, Amsterdan, na Holanda, também apresentou filas, e uma mesária foi afastada em Istambul, na Turquia. “Foi necessário o afastamento de mesária em Istambul que instruiu de forma equivocada uma eleitora com deficiência auditiva. A mesária foi afastada e a ocorrência anotada em ata”, afirmou Belinati.