Um estudo elaborado pela NielsenIQ revela quem deve faturar com os encontros dos torcedores para assistir aos jogos da Copa do Mundo, em especial aqueles da Seleção Brasileira. Salgadinhos (53%), cerveja (44%) e churrasco (44%) serão os principais itens nesses pequenos eventos.
A maioria dos torcedores (56%) afirma que vai fazer compras apenas em lojas físicas, enquanto 11% disseram que irão nos estabelecimentos físicos e também farão pedidos em aplicativos de entrega de comida. Por conta dos horários dos jogos, sobretudo na primeira fase do mundial, a maioria dos brasileiros (61%) pretende assistir de casa às partidas.
Na última Copa, casos analisados pela NielsenIQ mostraram que as empresas que priorizaram embalagem, excelência de execução e promoções assertivas tiveram retorno nas vendas. Um exemplo foi a prioridade que as cervejarias deram para os latões de 473 ml, por meio de promoções específicas para o atacarejo e o autosserviço.
“Esse tipo de ação de inteligência faz toda a diferença para as marcas que desejam performar melhor em momentos como uma Copa do Mundo”, afirmou diretor de Varejo da NielsenIQ, Roberto Butragueño. A Nielsen IQ aponta ainda que o segmento de atacarejo deve ser usado por empreendedores do ramo de alimentos para se abastecerem para o evento e que bares e restaurantes devem ter destaque de movimento durante a competição.
Entretanto, o varejo está preparando promoções para a Black Friday envolvendo a venda de TVs, aproveitando o consumo puxado pelo Mundial.