No Dia Nacional da Democracia, o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior apelou aos gaúchos para que haja tranquilidade no segundo turno das eleições, no próximo domingo. Em vídeo, publicado em redes sociais, Ranolfo reforça o direito do eleitor de externar posicionamento, como parte do processo democrático, defendendo a liberdade de cada um, mas com respeito e civilidade, dentro da lei e da ordem.
“Episódios de agressão e de violência, como os que vimos em todo o Brasil nos últimos dias, nos enfraquecem como cidadãos e como sociedade. Como governador de todos os gaúchos e gaúchas, faço um apelo. Nessa semana derradeira, antes da votação, em que os ânimos estão mais exaltados, é fundamental manter a tranquilidade. Não provocar situações que ponham em risco a vida e a liberdade constitucional dos demais”, enfatiza no vídeo.
O governador esclarece que, a exemplo do que já ocorreu no primeiro turno, o Estado vai reforçar a ação das forças de segurança, com aumento do efetivo e monitoramento da situação em todas as regiões do RS. Pregando “respeito e paz”, Ranolfo lembrou que após as eleições todos seguirão convivendo e defendendo “a vida, a democracia e capacidade de transformar o mundo em um lugar melhor para todos”.
O dia 25 de outubro marca a defesa da democracia em âmbito nacional por ser a data da morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975, torturado e morto no período do regime militar.
Nesta data em que é celebrado o Dia Nacional da Democracia, faço um apelo aos gaúchos e às gaúchas para o segundo turno das eleições. pic.twitter.com/T9zvD2zmZ8
— Ranolfo Vieira Júnior (@DelegadoRanolfo) October 25, 2022