O desembarque de integrantes de peso do MDB, que anunciaram apoio a Onyx Lorenzoni (PL), levou a candidatura de Eduardo Leite (PSDB) a reforçar atos ligados ao partido do candidato a vice, Gabriel Souza. Nesta quinta-feira, enquanto o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo e um grupo de emedebistas oficializavam engajamento na campanha do adversário, Leite reuniu-se, em ato inicialmente não previsto na agenda de campanha, com lideranças da legenda. Em comum nos dois grupos de emedebistas: as bases eleitorais concentradas na região Metropolitana.
A região, somada à capital, representa cerca de um quarto de todo o eleitorado gaúcho, dada a densidade demográfica. Enquanto nomes do diretório do MDB de Porto Alegre, como Tiago Simon, Osmar Terra e Cezar Schirmer, e do casal Patrícia e Marco Alba, de Gravataí, participavam de ato no escritório de Onyx, Leite encontrava-se com o ex-ministro Eliseu Padilha, além de Juvir Costella e de Giovani Feltes, com base eleitoral em municípios como Esteio e Campo Bom.
Além disso, na quarta-feira, Leite recebeu, no mesmo local, integrantes do MDB Mulher-RS em evento denominado “Eu, tu e todas Por Um só Rio Grande”. Embora o órgão seja presidido regionalmente por Patrícia Alba, apoiadora de Onyx, duas vice-presidentes do núcleo, Janis Loureiro e Márcia Scherer, além da prefeita de Cruz Alta, Paula Facco Librelotto, e da vereadora da capital Lourdes Sprenger, entregaram ao candidato um documento com 228 assinaturas de lideranças femininas do partido em todo RS reforçando o apoio à candidatura do tucano.