Os argentinos terão um alívio no Imposto de Renda. Em meio a pressão de sindicatos de trabalhadores, o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, anunciou neste domingo, 16, que haverá um alívio em novembro no Imposto de Renda cobrado no salário dos trabalhadores.
Sem indicar o volume de trabalhadores que serão beneficiados a partir do aumento do piso do qual o imposto é pago ou o custo fiscal da medida, Massa anunciou que a mudança entrará em vigor a partir de 1º de novembro. Segundo o ministro, será para “aliviar a situação dos trabalhadores a partir de uma decisão de esforço do Estado”, acrescentou o ministro da Economia.
A inflação anual da Argentina atingiu 83% em setembro na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na comparação com agosto, a alta do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi de 6,2%. Conforme Pesquisa de Expectativas de Mercado (REM), feita pelo Banco Central da República Argentina, a expectativa era que a alta mensal de setembro fosse de 6,7%.
A alta mensal do IPC em setembro foi a quarta maior registrada na Argentina nos últimos 12 meses, superada pelas variações mensais em julho (+7,4%), agosto (+7%) e março (+6,7%).