A Polícia Civil encerrou, nesta sexta-feira, operação policial em Viamão, na Região Metropolitana, que tinha por objetivo desarticular um grupo acusado de tráfico de drogas. A ação, batizada de “operação Tormentum”, foi realizada entre os dias 10 e 14 de outubro pela 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, com o apoio da volante e DRACO da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana e da 2ª DP de Viamão.
Sete suspeitos de tortura e associação criminosa foram detidos durante o cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão e ainda de prisão preventiva no bairro São Cristóvão. Os suspeitos presos têm 22, 23, 24 e 26 anos de idade. Ainda foram cumpridos mandados de busca e apreensão, sendo apreendidos aparelhos de telefone celular, dinheiro, maconha, balança de precisão, roupas camufladas, soqueiras e outros objetos. As ações de busca e apreensão e prisão preventiva aconteceram no Bairro São Cristóvão, em Viamão.
Segundo os investigadores, no local, uma quadrilha estava sendo investigada pela prática de vários crimes, entre eles, tráfico de drogas e prática de tortura. No mês de setembro, após recolher da rua um cachorro para alimentá-lo, uma moradora foi arrastada pela rua e torturada em matagal próximo, pois o animal pertencia a um dos criminosos. O crime brutal foi transmitido ao vivo por chamada com o mandante, que é um dos criminosos presos. A vítima, que estava grávida, perdeu o bebê, teve todos os dedos das mãos quebrados e precisou ficar hospitalizada.
Após a primeira fase da operação foi constado que a quadrilha age como uma verdadeira milícia no local, trazendo apreensão e pânico aos moradores.
Os indivíduos presos na operação possuem diversos antecedentes criminais por receptação, tráfico de drogas, roubo majorado e homicídio. Eles eram oriundos da zona sul de Porto Alegre onde participaram de guerra de facções criminosas. Agora, os mesmos buscavam se estabelecer na cidade de Viamão onde continuaram com ações criminosas.