Programas eleitorais dos candidatos ao governo do RS voltam a ser exibidos em rádio e TV

Veiculação foi adiada em seis dias a pedido dos postulantes ao Palácio Piratini

Imagem: colagem de Maurício Tonetto/Divulgação e Alina Souza/Correio do Povo

Os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul voltam a exibir, nesta quinta-feira (13), a propaganda eleitoral no horário gratuito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O calendário previa que as peças fossem veiculadas já a partir de 7 de outubro. No entanto, a pedido de Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL), a retomada da campanha em rádio e televisão foi adiada em seis dias.

Desde então, os ouvintes e telespectadores gaúchos estavam acompanhando somente a propaganda dos candidatos à presidência da República. Cada um dos candidatos que disputam o segundo turno têm direito a cinco minutos no horário eleitoral gratuito. Nas rádios, o horário gratuito vai das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10; já na TV, a exibição acontece das 13h10min às 13h20min e das 20h40min às 20h50min.

As inserções diárias exibidas no intervalo comercial da programação também voltam hoje, sendo que cada uma delas tem de 30 a 60 segundos. Neste caso, tanto Onyx quanto Leite têm direito a 25 minutos diários no rádio e na TV. Neste primeiro dia, é respeitada a ordem dos resultados do primeiro turno. Ou seja: primeiro entra o programa do PL, e depois o do PSDB. Mais tarde, entra em vigor a alternância entre os candidatos.

Agenda

O postulante à reeleição ao Palácio Piratini, Eduardo Leite, tem compromissos no Vale dos Sinos nesta quinta. Durante a manhã, ele concede entrevistas a um veículo de imprensa com sede em Novo Hamburgo. Depois, almoça com representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI NH). A tarde será dedicada a atividades internas de campanha.

Já Onyx Lorenzoni abre o dia, justamente, com uma reunião fechada. O político vai dedicar a tarde às gravações das peças que serão exibidas no horário eleitoral gratuita. Já no início da noite, o político participa de uma live com entidades ligadas à Brigada Militar.