Com o avançar das horas de votação, o movimento nas zonas eleitorais do Rio Grande do Sul estão se intensificando. Filas são registradas em várias regiões do Estado e por diferentes razões.
Em Pelotas, por exemplo, algumas urnas tiveram de ser reiniciadas e os mesários tiveram de ser orientados por telefone para que o problema fosse resolvido. Além disso, ocorreram transtornos por conta da biometria, causando uma espera de até 30 minutos para chegar na cabine de votação. O município da Zona Sul do Estado conta com 245 mil eleitores e mais 3,4 mil mesários estão trabalhando.
O mesmo cenário pôde ser encontrado em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Filas foram registradas na escola Nossa Senhora do Horto e a demora para votar tem incomodado eleitores.
Na Região Metropolitana, em Guaíba, na escola municipal Amadeu Bolognesi, no bairro Colina, o tempo médio aguardado nas filas é de dez minutos. Já em Porto Alegre, no Colégio Bom Conselho, na 2ª Zona de Porto Alegre, há filas e um movimento intenso no trânsito na rua Ramiro Barcelos. O motivo principal é o embarque e desembarque de eleitores.