Confiança da indústria cai 0,8% em setembro, revela FGV

Crédito: Divulgação/Sefaz

A confiança da indústria brasileira apresentou um recuo em setembro diante da percepção de redução na demanda e pessimismo sobre a produção futura. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 28, pela  Fundação Getulio Vargas (FGV). Os dados da FGV mostraram que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 0,8 ponto na comparação com o mês anterior, para 99,5 pontos, depois de avançar pela mesma margem em agosto.

Conforme técnicos da FGV, o resultado foi influenciado a partir da percepção dos empresários de queda na demanda por produtos industriais de todas as categorias de uso. “Exceto nos produtos de consumo de bens não duráveis”, explicou o economista do FGV IBRE Stéfano Pacini, em nota.

O Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, caiu 1,9 ponto, a 100,9 pontos, segundo a FGV, influenciado principalmente pela percepção dos empresários em relação à situação atual dos negócios. O Índice de Expectativas (IE), indicador da percepção sobre os próximos meses, manteve-se relativamente estável ao variar positivamente 0,1 ponto, para 98,0 pontos.