O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) apresentou uma deflação de 0,91% na segunda prévia de setembro, após registrar queda de 0,57% na mesma prévia de agosto. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 20, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Entre os três componentes do indicador, dois registraram queda no período.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) ampliou a deflação, passando de -0,50% na segunda prévia de agosto para queda de 1,22% na segunda medição deste mês, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) passou de -1,43% em agosto para -0,12% em setembro. Apesar da desaceleração, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) continuou em patamar positivo, de 0,54% para 0,07%.
O indicador é popularmente conhecido como a “inflação do aluguel”, já que os contratos imobiliários normalmente são ajustados de acordo com a sua variação anual. O IGP-M é calculado mensalmente, registrando o movimento do preço desde matérias-primas agrícolas e industriais até produtos e serviços voltados para o consumidor final.