O Dia Mundial da Limpeza, celebrado neste sábado, é voltado à importância da preservação ambiental. Em Porto Alegre, a ação de conscientização Limpe o Lago Guaíba foi realizada no bairro Belém Novo, na zona Sul, onde por volta de 150 voluntários em terra e água recolheram resíduos da orla do Guaíba, desde a praça José Comunal até a praia do Veludo. A iniciativa, que integra a programação dos 250 anos da Capital, teve o apoio da Secretaria Extraordinária dos 250 Anos e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
Entre os participantes da ação de recolhimento de resíduos, esteve a aposentada Anaidy Maria Covalesky Soares, moradora da Cidade Baixa e integrante de um grupo de canoagem de Porto Alegre. “É uma ação muito bonita e necessária, mas lamento que precise ser feita. Se houvesse, de fato, mais conscientização ambiental por parte da população, talvez não fosse preciso”, afirma.
O diretor-presidente do DMLU, Paulo Marques, diz que o trabalho busca reforçar o sentimento de cuidado da comunidade para com a orla. “Somente com esta parceria entre o governo e a população é que teremos uma cidade mais limpa e agradável para se viver. Esta área é maravilhosa, e fazemos a limpeza aqui, mas se não houver a participação do morador na separação do resíduo, é praticamente enxugar gelo”, salienta.
O secretário dos 250 Anos, Rogério Beidacki, reforçou que a limpeza proporciona com que as pessoas possam ter um novo olhar para a cidade. “Esta ação deixa um legado, e esperamos que Porto Alegre possa seguir com estes projetos de preservação de seu espaço de vida. A cidade é tão linda e maravilhosa, porém, às vezes, nós mesmos não a conhecemos”. O coordenador do evento, Francismar Siviero, comenta que a ação busca também chamar a atenção da limpeza dos mananciais. “A ação como um todo é importante para a população e porque aqui também é o local onde nadamos e fazemos nossos treinamentos”, comenta