Homem é preso após enterrar cadela ainda viva em Canoas

Policiais conduziram o animal ao Hospital Veterinário da Ulbra e autuaram o autor do crime em flagrante

Assessoria Polícia Militar / Divulgação

A Brigada Militar prendeu, nesta terça-feira, pelo crime de maus tratos a animais, um homem de 27 anos que havia recém enterrado uma cadela doente, mas ainda viva, em um terreno no bairro Guajuviras, em Canoas, na região Metropolitana.

Ao patrulharem a região, os agentes do 15° BPM foram abordados e ouviram um relato sobre um possível caso de ocultação de drogas em um terreno residencial.

No local, a proprietária negou a denúncia, mas relatou que o filho havia enterrado uma cadela morta nos fundos do pátio. Os agentes insistiram para entrar na propriedade e confirmar o que havia sido enterrado. Ao revirarem a terra, encontraram o animal ainda com vida.

Os PMs autuaram o detido em flagrante e conduziram o animal ao Hospital Veterinário da Ulbra, onde médicos estabilizaram a cadela, que já ganhou um novo lar. A médica veterinária Marthyna Schuch informou que funcionários do local decidiram batizar a vira-lata de Hope (esperança, em inglês). Um PM demonstrou a intenção de adotar o animal, o que ainda precisa ser definido.

Quando chegou ao hospital, perto do meio-dia, o animal, sujo de barro e abaixo do peso, permanecia em estado de choque, com hipotermia e uma lesão no pescoço.

Durante a tarde, foram realizados exames de sangue, ultrassom e raio-X. O estado da cadela é considerado estável, e ela recebe atenção ao ferimento no pescoço, a fim de evitar infecções. 

Até o fim da tarde, a Susepe ainda não havia definido para qual presídio o autor do crime vai ser encaminhado.