Polícia prende homem de 75 anos ligado ao PCC, em Eldorado do Sul

Suspeito também mantém elo com facção que atua na zona Leste de Porto Alegre

Golpistas em Goiás teriam causado prejuízo de R$ 100 mil a moradores de Canoas | Foto: Polícia Civil/Arquivo

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira, em Eldorado do Sul, na região Metropolitana, um homem de 75 anos suspeito de arquitetar um roubo a uma agencia bancária da capital em 2010. Conhecido pela alcunha de ‘Português’, o criminoso, conforme a corporação, organiza assaltos a bancos e carros-fortes há décadas e tornou-se um dos primeiros assaltantes do Rio Grande do Sul a integrar a facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC).

“Agências de inteligência gaúchas e de outros estados apontam que ele é uma pessoa que se relaciona com o PCC, em São Paulo. Devido à idade, ele também é considerado é um dos primeiros gaúchos a se relacionar com essa facção criminosa”, declarou o delegado João Paulo de Abreu, titular da Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, à Rádio Guaíba. “Salvo engano, ele nasceu em 1947. Então é uma pessoa que tem uma ‘expertise’ e um nome considerado respeitado no âmbito criminal”, complementou.

De acordo com o delegado, a prisão ocorreu na residência do suspeito, que não apresentou resistência ao ser encaminhado ao sistema penitenciário. Apesar de o homem detido nesta terça ser considerado um dos poucos representantes gaúchos do PCC atuando em assaltos a banco, investigações apontaram haver membros da organização envolvidos em outros tipos de crime em cidades gaúchas.

“De fato há [outros integrantes do PCC no RS], em uma temática mais atrelada ao trafico de drogas e à lavagem de dinheiro. “Sabemos que a atuação desta organização criminosa não se restringe a São Paulo. Outras unidades da polícia seguem atentas à atuação deste grupo paulista no nosso Estado”, completou Abreu.

O delegado informou, ainda, que apesar do mandado de prisão, o homem não era considerado oficialmente foragido justamente para não ser alertado da movimentação policial. Abreu também confirmou à Rádio Guaíba que o suspeito mantinha elo com uma facção originária do bairro Bom Jesus, na zona Leste de Porto Alegre.