O ministro Alexandre de Moraes e o presidente Jair Bolsonaro ficaram frente a frente durante a cerimônia de troca de comando do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, nesta quinta-feira. Na ocasião, a ministra Maria Thereza de Assis Moura tomou posse como presidente, e o ministro Og Fernandes assumiu a vice-presidência da corte.
O encontro ocorreu um dia após o magistrado determinar uma operação contra empresários acusados de incitarem um golpe de Estado. Entre os executivos, aliados do presidente. Juristas divergiram sobre a legalidade das ações. A decisão segue sob segredo de Justiça.
O presidente compôs a mesa do evento, ao lado da ministra Maria Thereza, da vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, e de outras autoridades. Moraes assistia da plateia, logo à frente das autoridades que compuseram a mesa.
Além de Moraes, compareceram ao evento os ministros do Supremo Luiz Fux, Rosa Weber, André Mendonça, Kassio Nunes e Gilmar Mendes. O procurador-geral da República, Augusto Aras, não participou da cerimônia.
Os magistrados empossados conduzirão o STJ e o Conselho da Justiça Federal (CJF) no biênio 2022-2024, em substituição aos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi.