Com mais de 62 mil visitantes e 458 expositores, serviços e equipamentos para o varejo, a Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2022 encerrará às 21 horas desta quinta-feira (25), no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, com a projeção de R$ 581 milhões em negócios. O valor deverá ser triplicado com as vendas iniciadas no evento e concretizadas nas semanas seguintes. Na próxima semana, a Agas começa às negociações com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) em busca de mais espaço para colocar 100 novos expositores no evento de 2023.
O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, se diz otimista com o resultado do evento. Ao todo, 7,1 mil empresas registraram inscrições para o evento. Do total de visitantes, 81% são varejistas, sobretudo oriundos do ramo de supermercados – mas também representantes de bares, hotéis, farmácias, lojas de conveniências restaurantes e outros ramos do comércio.
“A Expoagas é, acima de tudo, um grande centro de oportunidades, e por isso garantimos gratuidade a todo o setor varejista nas pré-inscrições. Somos favoráveis à liberdade de mercado e a garantir o poder de escolha aos consumidores”, disse Longo em entrevista coletiva.
Oriundos de 23 estados brasileiros e de 12 países, os 62 mil visitantes – maior público da história do evento – percorreram os pavilhões da feira em busca de oportunidades comerciais, melhores condições de pagamento e novidades. Ao todo, cerca de 700 produtos e equipamentos foram lançados oficialmente na Expoagas 2022.
A Agas já marcou para 27 de setembro o lançamento oficial da Expoagas 2023, que ocorrerá de 22 a 24 de agosto do próximo ano no mesmo local. “Chegaremos ao dia do lançamento comercial com 90% da feira vendida e entendemos que a entrada de novos players é fundamental”, sugere.