Sobe para sete o número de casos de varíola dos macacos no RS

Serra gaúcha confirmou dois casos da doença

Varíola do macaco | Foto: REPRODUÇÃO DO HOSPITAL GERAL DE MASSACHUSETTS

Caxias do Sul e Garibaldi, na Serra Gaúcha, confirmaram nessa terça-feira dois casos de varíola dos macacos (monkeypox). As secretarias municipais de saúde de cada cidade anunciaram as ocorrências da doença. Com esses, chega a sete o número de casos no RS.

É o segundo caso confirmado da varíola do macaco em Caxias do Sul. Dessa vez, a secretaria recebeu o resultado positivo referente a uma mulher adulta. A paciente não tem histórico direto de viagem, embora contatantes familiares tenham viajado recentemente. A mulher está hospitalizada mas passa bem.

O primeiro caso, confirmado na semana passada, é de uma mulher que segue em isolamento domiciliar e cujos contatantes seguem em monitoramento.

Já em Garibaldi, o primeiro caso da doença é de um morador do município. O paciente, que teve o diagnóstico após o exame coletado logo que apresentou os sintomas, há uma semana, permaneceu em isolamento domiciliar durante o período e já recebeu alta médica.

O paciente, seus familiares e pessoas próximas foram monitorados  durante o período do isolamento. Segundo o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, não existem novos casos de suspeita da doença.

Situação da monkeypox no RS

Casos confirmados:

• Porto Alegre: três homens (sendo um deles, residente do exterior em viagem à cidade)

• Uruguaiana: uma mulher

• Caxias do Sul: duas mulheres

• Garibaldi: um homem