O Dia dos Pais deverá movimentar R$ 163 milhões em vendas no comércio da Capital, principalmente com a compra de presentes tradicionais, como roupas (38,9%), perfumes (16,6%) e calçados (10,9%), mas também por meio de programações, como almoço e jantar (4,6%). Este é o resultado do levantamento feiro pelo Núcleo de P&D do Sindilojas Porto Alegre divulgado nesta terça-feira, 2.
O ticket médio deverá ficar em torno dos R$ 215 e, considerando todas as compras com a data, o gasto médio deverá ser próximo aos R$ 250 por consumidor. Entre os produtos mencionados na pesquisa estão as bebidas (cerveja artesanal/vinho/espumante): 8,9%; Acessórios: 8,6%; Artigos esportivos: 7,1%; Utensílios domésticos/churrasco: 4,6%.
A intenção de realizar a compra no comércio de rua foi apontada pela grande maioria 53,1%, das pessoas ouvidas no levantamento. Já as lojas de shopping devem receber o segundo maior movimento, sendo a escolha de 42,9% dos consumidores. Quem pretende comprar online, por e-commerce ou redes sociais, representa 15,1%, sendo que desta fatia, 50,9% devem comprar via sites, 39,6% por aplicativos, 18,9% pelo Facebook, 9,4% pelo Instagram e somente 3,8% pelo WhatsApp. No ano passado, o percentual de pessoas que tinha a intenção de comprar pelo Whats foi de 19%.
A pesquisa identificou ainda que 69,7% das compras devem ser pagas à vista neste Dia dos Pais. Deste percentual, 36,9% devem representar o pagamento à vista em dinheiro, 23,4% à vista no cartão de débito, 9,1% à vista no PIX e 0,3% à vista no cheque. Já as demais formas correspondem a: 24,6% devem pagar no cartão de crédito parcelado, 9,4% no cartão de crédito em 1x, 8,6% a prazo no cartão da loja ou crediário.