Atividade econômica brasileira teve queda de 0,11% em maio, diz BC

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

O nível de atividade econômica do Brasil, medido pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), encerrou o mês de maio com uma queda de 0,11%, comparado com abril deste ano. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 14, pelo Banco Central, ao apontar o segundo mês seguido de queda do índice que mede a atividade econômica. Em abril, a queda foi de 0,64%.

Considerada uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia, a atividade econômica brasileira cresceu 3,74% na comparação com o mesmo mês de 2021. No acumulado deste ano, o IBC-BR, avançou 2,08%, e em 12 meses, a alta registrada é de 2,66%.

O IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo BC para estabelecer a taxa básica de juros do país, a Selic, que atualmente está em 13,25% ao ano, o maior nível desde o fim 2016. Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central afirmou o indicativo de uma nova alta na próxima reunião, marcada para o início de agosto.