O Santander Brasil liberou R$ 60 milhões em crédito à BSBIOS, maior produtora de biodiesel do Brasil, tendo como contrapartida a ampliação do projeto social de coleta de óleo de cozinha usado (UCO, da sigla em inglês) em Passo Fundo. A iniciativa reduzirá o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado do resíduo no meio ambiente e elevará em 15% a renda de famílias que já fazem parte da cooperativa de reciclagem do município. O resíduo é utilizado como matéria-prima para produção de biodiesel, na unidade da BSBIOS, na própria cidade.
O financiamento “verde” foi um caminho para a BSBIOS, que já tem em seu DNA o propósito de praticar o desenvolvimento sustentável por meio do agronegócio e das energias renováveis. Uma de suas principais metas é tornar-se uma das três maiores produtoras de biocombustíveis do mundo e carbono neutro até 2030. “Como uma empresa que tem a sustentabilidade como um de seus valores, estamos felizes com o anúncio dessa parceria, que certamente terá muitos impactos positivos para o meio ambiente, para a inclusão social e para a geração de renda para economia local”, destacou Erasmo Carlos Battistella, presidente da BSBIOS.
A empresa utiliza gorduras animais, óleo de soja e UCO como matérias-primas para a produção de biodiesel. Aproximadamente 40% das matérias-primas utilizadas são provenientes da agricultura familiar, beneficiando cerca de 10 mil famílias de pequenos produtores rurais.
Além de duas unidades produtivas no País, uma em Passo Fundo (RS) e outra em Marialva (PR), a BSBIOS também conta com uma unidade de produção na Suíça e conduz o projeto de construção da biorrefinaria Omega Green, no Paraguai, que irá produzir biocombustíveis avançados a partir de 2025. Recentemente, a companhia também anunciou o projeto de implantação de uma unidade de produção de etanol, no Rio Grande do Sul.