O Governo do Rio Grande do Sul inaugurou, nesta segunda-feira (27), o Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp). Trata-se de um centro de triagem de pessoas presas na Região Metropolitana, para que sejam realizadas audiências de custódia e outros atos processuais, solucionando o problema de presos em viaturas.
Com espaço para 708 pessoas detidas e funcionamento 24 horas por dia, o local tem dois módulos e promete contemplar todos os procedimentos básicos, como identificação, documentação, registro policial, classificação, triagem e audiência de custódia, até o encaminhamento final compatível ao perfil do preso.
Amanhã, ocorre outra movimentação importante no sistema penitenciário: o começo da construção da nova Cadeia Pública de Porto Alegre, antigo Presídio Central. Com investimento de R$ 116 milhões, a obra possibilitará a readequação da unidade prisional, que terá 1.884 vagas.
Já na quarta-feira, acontece o início da obra de construção da Penitenciária Estadual de Charqueadas 2, que possibilitará a abertura de 1.656 vagas. O investimento será de R$ 184 milhões. O espaço vai receber o excedente de presos que, hoje, superlotam as galerias do antigo Central.
Na sexta, o Governo do Estado inaugura a obra de ampliação da Penitenciária Estadual de Canoas 1, que terá mais 188 vagas. A expansão contou com a construção de três pavilhões de trabalho, sala de ferramentaria, cobertura de acesso, sala de espera de visitas, galeria e a instalação de um aquecedor de água.