Fux se reúne com 12 senadores para discutir relações entre STF e Legislativo

Café da manhã com presidente do Tribunal, nesta terça-feira (21), ocorreu em meio à crise entre o Poder Executivo e o Judiciário

Presidente do STF, ministro Luiz Fux, ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco | Foto: DIVULGAÇÃO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, se reuniu com senadores em um café da manhã na Corte, nesta terça-feira (21), para discutir as relações entre o Tribunal e o Senado. Entre os senadores presentes, estavam Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, e Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro.

Atualmente, existe uma crise entre o governo e o Judiciário, em razão de declarações do presidente da República. Bolsonaro chegou a afirmar que o Supremo estaria agindo além do que permite a Constituição. Ele também critica o Tribunal Superior Eleitoral e alega que o sistema eletrônico de votação não é transparente.

Alguns parlamentares da base do governo se envolveram na crise, e foi apresentada na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda à Constituição que permite ao Congresso invalidar decisões do Supremo, quando o resultado da votação não for unânime.

Também se reuniram com Fux os senadores Davi Alcolumbre (União-AP), Nilda Gondim (MDB-PB), Weverton (PDT-MA), Izalci Lucas (PSDB-DF), NelsinhoTrad (PSD-MS), Paulo Rocha (PT-PA), Álvaro Dias (Podemos-PR), Marcelo Castro (MDB-PI), Eduardo Gomes (PL-TO) e Eliane Nogueira (PP-PI).