Bolsonaro lança alerta após vitória da esquerda na Colômbia

Ex-guerrilheiro e senador Gustavo Petro venceu eleições neste domingo; chefe do Executivo também citou Cuba, Chile e Argentina

Presidente Jair Bolsonaro. Foto: FLIPAR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstrou insatisfação com a vitória de Gustavo Petro, ex-guerrilheiro, atual senador e representante da esquerda, para a Presidência da Colômbia, confirmada nesse domingo. Trata-se do primeiro presidente de esquerda do país.

A apoiadores e amigos, o presidente enviou uma imagem, nesta segunda-feira, em que há uma faixa com os seguintes dizeres: “A opção é simples: Bolsonaro ou o crime organizado.” Na sequência, Bolsonaro mandou uma mensagem de celular em que enumera os seguintes países: “Cuba… Venezuela… Argentina… Chile… Colômbia… Brasil ???”

A citação do presidente é uma alusão às conquistas da esquerda no continente sul-americano. Além de Petro na Colômbia, Miguel Diaz-Canel em Cuba, Alberto Fernández na Argentina e Gabirle Boric no Chile. Em seguida, Bolsonaro lança o questionamento sobre o futuro do Brasil.

Vale lembrar que o Peru também é presidido por um presidente de esquerda, já que Pedro Castillo, que vem de sindicatos rurais de professores no país, comanda o país.