A Arcos Dorados, franquia que opera a marca McDonald’s em 20 países da América Latina e do Caribe, lançou seu oitavo Relatório de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável, apresentando os avanços na implementação de suas iniciativas e políticas ESG durante o ano de 2021. O relatório evidencia a evolução e o fortalecimento dos compromissos socioambientais da companhia compreendidos em sua Receita do Futuro.
Entre os principais dados, destaca-se as quase 400 mil oportunidades de formação para os jovens, faixa etária especialmente afetada pelas consequências socioeconômicas da pandemia da Covid-19. Como um dos principais geradores de primeiro emprego formal da região e com 60% dos funcionários entre 16 e 24 anos, a companhia promove projetos de empregabilidade, educação e capacitação por meio de parcerias com mais de 30 ONGs.
A grande novidade de 2021 foi o lançamento da MCampus Comunidade, plataforma que garantiu acesso educacional gratuito e aberto a toda sociedade e já ultrapassa 40 mil inscritos, sendo mais de 8,4 mil apenas no Brasil. Os cursos digitais oferecidos através da Hamburger University, universidade corporativa do McDonald’s, fornecem conteúdos para os jovens que buscam adquirir novas habilidades, mais oportunidades no mercado de trabalho ou até mesmo romper barreiras na construção de seu futuro profissional.
A companhia já gerou mais de 1,6 milhões de oportunidades de formação profissional desde 2018 até o final de 2021. Para promover a economia circular, a companhia recuperou mais de 1,7 milhões de litros de óleo de cozinha de seus restaurantes que, em sua grande maioria, foram transformados em biodiesel.
Além disso, para combater as mudanças climáticas, a Arcos Dorados assumiu o compromisso para 2030 de reduzir em 31% a pegada de carbono em toda sua cadeia de valor (incluindo seus fornecedores), o que permitiu que a empresa se torna-se a única do setor a emitir um bônus financeiro atrelado à sustentabilidade em toda a América Latina.